BIG DATA e a importância para os negócios
Pode parecer algo novo, mas o conceito de Big Data já era empregado pelas empresas antes mesmo da adoção de ferramentas digitais. Contudo, com o crescente aumento de dispositivos móveis conectados à internet, geramos infinitamente mais informações em tempo real, que podem ser processadas e transformadas para a obtenção de insights extremamente relevantes.
Com a análise de dados, as empresas conseguem obter uma interpretação rápida e completa do mercado, otimizando a tomada de decisões e gerando valor para os negócios. Assim, é possível, por exemplo, ter informações demográficas do mercado, conhecer interesses dos consumidores, sugerir produtos/serviços para consumo, dentre inúmeras outras possibilidades.
Essa interpretação inteligente do mercado pode facilitar o monitoramento de padrões comportamentais, mas necessita de processos específicos e de alto investimento, sob o risco de que o grande (e complexo) volume de informações obtidas não possa ser transformado em dados de relevância para a empresa.
Com a iminência da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, a mineração de informações necessitará maior cuidado e adequação às diretrizes de proteção à privacidade de dados pessoais, evitando implicações jurídicas para as empresas.
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